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EMPREENDENDORISMO

1 postagem dia 14/09/2010
Alunas: Daniele Ramos
            Ana Carolina
            Eliane Moreira
 Referências bibliograficas:pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo


Empreendedor: é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

Origem :A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.



2 postagem dia 14/09/2010
Alunas: Daniele Ramos
            Ana Carolina
            Eliane Moreira
 Referências bibliograficas:http://www.flickr.com/photos/maisbrasil2009/

EI: Empreendendorismo Individual



O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendendor individual, é necessário faturar, no máximo, até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Histórias de Sucesso
Empreendendores individuais em ação.


                     Dono de quiosque em Brasilia






Mais de 50 mil empreendedores individuais estão formalizados por Mais Brasil 2009
      Estilista Formada no Sebrai     










3 postagem dia 24/09/2010
Alunas: Daniele Ramos
Ana Carolina
            Eliane Moreira
 Referências bibliograficas:http://www.anthropos.com.br/


Um empreendendor de sucesso
 Roberto Justus



Roberto Luiz Justus (São Paulo, 30 de abril de 1955) é um publicitário, empresário, apresentador e cantor brasileiro, formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.

Neste seu novo livro, Roberto Justus trata da construção de um empreendedor de sucesso. Mostra que a paixãoo por aquilo que fazemos é que nos impulsiona para a concretizaçãoo dos nossos ideais. Além dessa paixãoo e do conhecimento profundo do mundo corporativo, o autor também enumera outras qualidades que fazem um grande lí­der empresarial, tais como lideranança, comprometimento, determinação, ousadia, competitividade, dinamismo, senso de organização, e que, no seu caso, são resumidas em duas grandes qualidades, sem as quais nada pode funcionar: caráter e determinação.

  1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
  2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
  3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
  4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
  5. O empreendedor tem uma tenacidade  incrível. Ele não desiste!
  6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
  7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
  8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor;
  9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça,  várias alternativas para vencer;
  10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!

 
 Empreenderismo no Brasil
Nem no Brasil nem em qualquer lugar do mundo vai existir um ambiente mágico em que uma ideia se transforma em dinheiro do dia pra noite. Portanto, a melhor coisa a fazer é conhecer a realidade brasileira, aproveitar as oportunidades que existem e mãos à obra!
Ao invés de ser pessimista e ficar só reclamando sobre isso ou aquilo, é muito melhor fazer o possível para melhorar a realidade. Acredite, fazer o possível pode te levar muito além do que você imagina.

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas:
• Técnicas: envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.


• Gerenciais: incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).
• Características pessoais: ser disciplinado, assumir riscos
, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.



5 postagem dia 24/09/2010
Alunas: Daniele Ramos
            Ana Carolina
            Eliane Moreira
 Referências bibliograficas:http:www.portaleducacao.com.br

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social se refere aos trabalhos realizados pelo empreendedor social, pessoa que reconhece problemas sociais e tenta utilizar ferramentas empreendedoras para resolvê-los. Difere do empreendedorismo tradicional, pois tenta maximizar retornos sociais ao invés de maximizar o lucro.
De maneira mais ampla, o termo pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, englobando tanto a criação de um centro de saúde com fins lucrativos em uma aldeia onde não exista nenhuma assistência à saúde, como a distribuição de remedios gratuitos para a população pobre.




4 postagem dia 24/09/2010
Alunas: Daniele Ramos
            Ana Carolina
            Eliane Moreira
 Referências bibliograficas:http:www.portaleducacao.com.br

 Empreendendorismo no BRASIL

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