O município baiano de Apuarema (a 353 km de Salvador), no sul do estado, teve a pior avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos 5.404 municípios analisados em 2009.
Apuarema ficou com a nota 0,5, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério de Educação da Bahia (MEC) nesta segunda-feira, 5.
A secretária de Educação de Apuarema, Zaira dos Santos, declarou estar surpresa com o resultado, mas não quis comentar os motivos do baixo desempenho. A Bahia ainda tem cinco outros municípios na lista das dez cidades com piores médias. São eles: Pedro Alexandre (2,0), Nilo Peçanha (2,1), Manoel Vitorino (2,1), Dario Meira (2,2) e Pilão Arcado (2,2). O estado não tem nenhum município na lista das dez melhores notas.
A Bahia também não alcançou a meta nacional do Ideb das séries iniciais até o 4º ano, da 5ª a 8ª série e no ensino médio, respectivamente as notas do estado foram 3,8, 2,8 e 3,3, sendo que a meta era 4,5, 3,7 e 4,2.
O objetivo do Ideb é medir a qualidade do ensino público no país. A taxa é calculada a cada dois anos e leva em consideração as notas da Prova Brasil e os percentuais de reprovação.
Alunos: Rafael Queiroz, Filipe Carneiro e Naiana Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário